Curso de Relações Interpessoais e Conflitos

Relações Interpessoais e Conflitos é uma reflexão a respeito dos diversos papéis que assumimos em nossas relações, as emoções que trocamos, os conflitos e a responsabilidade de cada um no ambiente profissional.

•    Preparar pessoas para melhor compreenderem a si mesmas e aos outros, favorecendo as relações interpessoais no exercício dos papéis pessoal e profissional, proporcionando condições, que sejam facilitadoras, para a prática de comportamentos e atitudes assertivas.

•    Aprimorar as habilidades de comunicação dos participantes, enfatizando a comunicação verbal e a não verbal, como condições de aprimoramento nas relações humanas.

•    Desenvolver nos participantes a importante competência de dar e receber feedback de modo assertivo em ambientes de trabalho.

•    Identificar, analisar e fornecer ferramentas que possibilitem trabalhar as situações de divergências e conflitos, eliminando tensões e gerando empatia para o êxito e a excelência dos relacionamentos.

Público-Alvo

Diretores, gerentes, supervisores, chefes, encarregados e outros profissionais que desejem melhorar a competência nas relações pessoais e profissionais.

Programa

•    Crenças e valores individuais e grupais

•    Percebendo a si e ao outro – interpretando comportamentos

•    Relacionamentos como fator decisivo para o desenvolvimento pessoal

•    Compreendendo e demonstrando interesse pelo outro

•    Empatia – conferindo credibilidade e segurança a si próprio

•    Complementações adequadas e inadequadas dos papéis

•    Como trabalhar os relacionamentos interpessoais:

•    Qualidade no relacionamento: receptividade, empatia, segurança, confiabilidade

•    Assertividade nos relacionamentos

•    Feedback como ferramenta de melhoria dos relacionamentos

•    Utilizando o feedback de modo produtivo nos relacionamentos

•    Habilidades sociais e seus impactos nos relacionamentos

•    Competência para administrar relacionamentos e criar redes

•    Preparando para entender os conflitos

•    Preconceitos e estereótipos

•    Hostilidades e atritos pessoais

•    Empatia: reconhecer as emoções nos outros

•    Trabalhando os conflitos nas relações interpessoais e atuando como facilitador

•    Tipos de conflitos: positivos e negativos

•    Identificação e análise das manifestações conflituosas

•    Como trabalhá-las: superação de conflitos

•    A corresponsabilidade – gestores e subordinados, na criação e manutenção de um clima de harmonia nas relações humanas no trabalho.

•    Reavaliando comportamentos e atitudes – autoavaliação e ações de melhoria

Metodologia

O curso de Relações Interpessoais e Conflitos utilizará dinâmicas de grupo e exercícios de aprendizagem vivenciada em oposição ao simples conhecimento/ informação. A característica interativa do programa, permitirá discussões e análise de situações, ampliando percepções comungadas com os colegas do ambiente profissional.

 Carga Horária: 50 h

Resolução de Conflitos